Trabs
Projeto grande Carajás ............................................................................................. 04
Novo projeto Carajás................................................................................................. 07
INTRODUÇÃO
O objetivo da realização desse trabalho é trazer o conhecimento do Projeto Grande Carajás como conteúdo, tanto da sua inicialização até os dias de hoje.
Os benefícios e danos também são um dos grandes focos do trabalho, mostrando as influencias causada na população local, na fauna e na flora.
PROJETO GRANDE CARAJÁS
A partir da década de 1950, houve no Brasil, a consciência de que o Pará e a Amazônia não deviam mais ficar isolados do resto do país. A Amazônia, por sua enorme riqueza natural, começou a ser cobiçada por alguns países, que defendiam a tese de que a Amazônia era um patrimônio extraordinário, não explorado e que devia ser internacionalizada: desta forma, um conjunto de países poderia supostamente gerenciar os recursos naturais da Amazônia. É assim que o Governo Federal teve a ideia de implantar um desenvolvimento planejado para a região.
O Estado do Pará, pelo seu potencial energético e mineral, passou a ser foco de atenção. No Pará houve instalação de Grandes Projetos econômicos voltados para o mercado internacional ou destinados à produção de insumos para indústrias localizadas em outras regiões do país.
A base para o Projeto Carajás surgiu após 1964, quando o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), um órgão federal, criou os núcleos de colonização conduzida na Amazônia. Isso acolhiaà ideias dos governos militares de colonizar essa vasta região por questão de segurança nacional e para acalmar as pressões sociais existentes, principalmente no Nordeste. Esses núcleos atraíram milhares de pessoas de várias partes do Brasil, entre 1970 e 1975. No