Trablho 4 Semestre
Arquimedes, foi um grande cientista da antiguidade, nasceu em 287 a.c., na cidade de Siracusa ( atual Sicília) e pouco sabe-se sobre sua vida Realizou seu estudos em Alexandria e posteriormente retornou para sua cidade natal, devido suas influências com o rei de Siracusa, HierãoII. No campo do conhecimento ele teve importância na Matemática, Geometria, Física e grandes contribuições na área da invenção. Sua dedicação nas ciências deve-se ao fato de que seu pai, que já era envolvido nesse campo, no caso, a Astronomia. O pouco que se conhece sobre Arquimedes, é por causa que suas obras foram uma parte perdidas e outras queimadas. Os únicos registros que temos conhecimentos, deve-se aos historiadores romanos. Suas obras foram decisivas para os trabalhos posteriores de Galileu e Newton.
Arquimedes morreu após a invasão romana na ilha de Siracusa. Foi morto por engano por um soldado romano, que não lhe obedeceu perante suas ordens, já que o mesmo estava concentrado com seus suas figuras geométricas nas areias da ilha. O engano se da, porque os romanos conheciam seus feitos e tinham muito interesse em conhecê-lo, devido sua genialidade na criação das armas bélicas usadas contra os romanos.
No pensamento de Arquimedes, nada poderia deixar de ser medido, independente de seu tamanho, criando então números cômodos, semelhantes ao sistema exponencial. Em mecânica, suas invenções mais notáveis foram: a rosca sem fim, o roda dentada, a roldana móvel e a alavanca. Alguns historiadores atribuem a ele, a invenção da máquina de Antikythera, que seria usada como auxilio para a navegação.
Na Física, através do seu “Tratado dos corpos flutuantes”, estabeleceu as leis da Estática e da Hidrostática. Neste último princípio mostra que todo corpo mergulhado, tanto parcialmente como totalmente em um fluido, sofre uma impulsão vertical, dirigido de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado e aplicado no centro de