TRABHAHA
394 palavras
2 páginas
“Para avaliar a ética de qualquer ação, vale distinguir três dimensões da ação: prudencial, legal e ética. Dentro da dimensão prudencial, distinguimos entre o que é prudente ou não; dentro da dimensão legal, entre o que é legal ou não; e dentro da dimensão ética, entre o que é certo ou errado.” (HOWARD, 2011, p. 49)Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir:
I. Uma ação levanta questões na dimensão prudencial quando for de nosso interesse próprio, como se devêssemos ou não refinanciar nossa casa.
II. Proibições como cometer assalto, dirigir em alta velocidade, assassinar ou portar drogas ilícitas pertencem à dimensão da ética.
III. A dimensão ética envolve padrões predefinidos para o código de conduta correta.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
c) CORRTO
“Raciocinar é um processo de análise para formar julgamentos. Ele esclarece a distinção entre a ação certa e a errada.Racionalizar é um processo de construção de uma justificativa para uma decisão que suspeitamos que na realidade seja falha – e que com frequência se chegou por meio de um processo mental caracterizado pela maquinação e benefício próprio.” (HOWARD, 2011, p. 59)
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir como correta (c) ou incorreta (i):
I. Normalmente, raciocinamos para evitar constrangimentos.
II. A racionalização não deveria ser utilizada na tomada de uma decisão ética.
III. A racionalização torna propositalmente indistintos o certo e o errado.
IV. Um exemplo de racionalização é o uso do ditado: “Todo mundo está fazendo isso”.
V. Quando racionalizamos, distorcemos o raciocínio ético.
e)
Partindo da chamada Regra de Ouro, que diz “Faça aos outros o que deseja que eles façam a você”, Howard (2011, p. 73-74) propõe uma análise de variações dessa regra. A coluna esquerda da tabela apresentada contém as variações da Regra de Ouro, enquanto a coluna direita contém as respectivas