TrabEstrMadeiras30 05 2015
362 palavras
2 páginas
02) O que é valor característico de resistência?A resistência característica de uma madeira pode ser calculada a partir de valores médios obtidos experimentalmente.
Para madeiras conhecidas: Neste caso, considera-se que a resistência característica corresponde a 70% do valor médio, ou seja: fck,12 = 0,70·fcm,12
Para madeiras não conhecidas: O valor característico de resistência pode ser estimado a partir de ensaios em corpos de prova de um mínimo de 12 amostras. Neste caso, o valor característico da resistência é dado pela expressão a seguir, onde os valores são colocados em ordem crescente, desprezando-se o valor mais alto se o número de corpos de prova for ímpar. O valor fck não poderá ser menor que f1, nem menor que 0,70 do valor médio dos valores das resistências obtidas experimentalmente.
04) Como variam as propriedades de resistência da madeira em função do seu grau de umidade?
As propriedades de resistência da madeira variam de acordo com o seu grau de umidade da seguinte forma: > grau de umidade < grau de resistência
06) Por que o método das tensões admissíveis foi substituído pelo método dos estados limites?
De uma maneira simplista podemos dizer que o método das tensões admissíveis foi substituído pelo método dos estados limites devido ao seu maior grau de segurança, levando em consideração fatores que além do aspecto segurança, dimensionam de uma forma melhor os materiais utilizados, em seu aspecto econômico. Os métodos das tensões admissíveis levam em conta coeficientes de segurança em relação à resistência do material, o método dos estados limites levam em conta tanto ponderadores em relação às ações que o material será submetido quanto à sua resistência propriamente dita.
08) Qual a diferença entre estado limite último e estado limite de utilização?
O estado limite último determina a paralisação parcial ou total da estrutura, em função de deficiências relativas a:
Perda de equilíbrio
Ruptura ou deformação plástica;
Instabilidade por