TrabalhoTDE Grupo 2
448 palavras
2 páginas
Resumo da entrevista com José Maria Montaner realizado por Beatriz Silva CorreiaTDE- Introduçao à Arquirtetura e Urbanismo
Resumo do grupo 2 - Integrantes: Carolina Mendes da Rosa; Gabriela Polati; Gabrielle kretzchmer; -Turma U - tarde
Qual a importância da teoria, da historia e da critica na formação do arquiteto (as)?
Segundo Jose Maria, ter conhecimento de teoria significa ter conceitos claros do que se vai fazer. Os maiores arquitetos da historia são pessoas extremamente cultas e tem grandes conhecimentos de teoria, historia e critica, não se pode ser um bom arquiteto sem ter bons conhecimentos. A teoria faz a base do arquiteto. A critica é importante porque os grandes projetos sempre são projetos com uma operação critica.O professor também afirma que ter conhecimentos não significa ser um bom arquiteto, mais ser um bom arquiteto é ter grandes conhecimentos sobre seu trabalho. É importante ter um bom discurso, pois este abre muitas oportunidades, entretanto este deve sempre coincidir com a obra.
Sobre os temas que tratamos em aula: belos discursos q nem sempre correspondem aos fatos e resultados.Em sua opinião - o q deveria vir em primeiro ligar ? O desenho ou o discurso? Se não há primeiro lugar, como deveria ser feita essa criação?
José acredita que as vezes é possível explicar após a criação, desde que sempre sejam argumentos honestos, pois há uma capacidade para evoluir, experimentar, incorporar novos argumentos. Tendo em vista exemplos de projetos que possuem um belo discurso porém não correspondem com o resultado, o professor da exemplos de casos que o discurso se contradiz com o projeto e afirma que os estudantes devem ser críticos para ver a diferença entre um discurso baseado no conhecimento da teoria e da critica e um que não corresponde a sua realidade. Por fim, o professor ainda afirma que o pragmatismo nos auxilia a avaliar a realidade O que vem primeiro: o conceito, o desenho ou o argumento ?
O professor responde que não há uma ordem, tudo é