TRABALHOSO DE HISTORIA REV FRANCESA
1- As duas versões se opõem por possuir ideias distintas, uma vez que na versão liberal citada pelos autores a revolução francesa é um movimento no qual a burguesia expressa sua maturidade usando da filosofia iluminista para basear suas ideias, enquanto Marx afirma que “a revolução não foi influencia do iluminismo” , e sim todo o cenário econômico que apresenta mudança, e consequentemente surge a burguesia, a classe social inspiradora das ideias iluministas.
2- O iluminismo foi a base usada para justificar os pensamentos revolucionários, e ele também era compatível aos desejos burgueses assegurando muito de suas intenções, “combatiam o despotismo [...] governo arbitrário, dominado pelos caprichos do rei” afirma do trecho do livro.
3- Foi a burguesia a classe social responsável por mover a revolução, por puro interesse em modificar o antigo regime que predominava a frança e também sua sociedade estamental, que prejudicava seu progresso.
4- O povo foi coagido pela burguesia, que participou politicamente na briga contra o despotismo do rei e a aristocracia feudal, e quanto ao “povo” da revolução, era a classe social mais inferior, ou seja, os servos, camponeses, uma parte mais desprovida e explorada.
5- Existiam dois grupos políticos, os girondinos e os jacobinos, os girondinos eram representantes da alta burguesia e através dessa convenção quer uma estabilização dessa classe no poder, já os jacobinos eram quem escutavam as reivindicações das classes populares, e lhes prometiam alimentação mais barata, instrução publica, assistência social e participação política.
6- As tentativas de manipular a agricultura que geraria maior lucro para os grandes proprietários, e um fenômeno natural como um inverno rigoroso trouxeram revoltas rurais, o jacquerie, que eram os movimentos causados pelos fatores citados, ou seja a expressão é referente a atitude incontrolável dos cidadãos .
7- Plebe - São as pessoas que não nasceram em meio a nobreza. A classe baixa da