trabalhosescolares
Laboratórios farmacêuticos;
Distribuidores de medicamentos;
Comércio varejista de medicamentos.
Indicadores da Indústria Farmacêutica Brasileira
1995
1996
1997
1998
1999
1. Vendas Brutas (US$ Bi)
8.27
9.69
10.35
10.31
7.61
2. Crescimento de Vendas (%)
33.8
17.2
6.8
(0.4)
(26.2)
3. Vendas em Unidades (Bi)
1.77
1.82
1.74
1.65
1.6
ndústrias farmacêuticas são responsáveis por pesquisar, desenvolver e produzir medicamentos desde os chamados de venda livre até medicamentos de uso restrito ou controlados. Identificou-se que, quando operacionalizados nas indústrias farmacêuticas em países emergentes, inclusive no Brasil, os processos industriais são muitas vezes obsoletos e pouco eficientes, tornando os medicamentos caros. O Brasil por apresentar um mercado pulverizado possui um ambiente ainda mais competitivo. Apesar das barreiras de entrada para este segmento a indústria farmacêutica apresenta forte desenvolvimento na área de planejamento da demanda.
Mercado Farmacêutico
As empresas farmacêuticas produzem medicamentos, agentes, compostos ou ferramentas farmacológicas. As substâncias de drogas são originalmente derivadas de uma planta ou um animal, são atualmente utilizados drogas terapêuticas.
Planejamento de demanda
Com um mercado cada vez mais competitivo devido a grandes mudanças, a busca por meios para atingir melhor eficiência está acirrada, principalmente no contexto operacional. Entende-se que planejar é um passo imprescindível para que uma indústria consiga produzir com qualidade, eficiência e sem desperdícios.
Por este motivo, segundo Corrêa, Gianesi e Caon (2006) planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro, influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro.
Segundo Diaz & Pires