trabalhosdecroly
4111 palavras
17 páginas
ANA CRISTINA MATOSSILVANA CRISTINA RODRIGUES
SÍLVIA FERNANDES DA SILVA
TEORIA PEDAGÓGICA: ATUALIDADE DAS IDÉIAS DE OVIDE DECROLY
TRABALHO APRESENTADO À PROFESSORA CARMEM LÚCIA EITERER PARA A DISCIPLINA TEORIAS PEDAGÓGICAS, OITAVO PERÍODO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, TURMA M.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS, FEVEREIRO DE 2004
SUMÁRIO
I - HISTÓRICO 3
II - O AUTOR 4
III - PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS 4
IV - SUGESTÕES DE ATIVIDADES 8
V - CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
VI - GLOSSÁRIO 10
VII -BIBLIOGRAFIA__________________________________________________________
I - HISTÓRICO
É de fundamental importância, ao tratarmos de uma teoria pedagógica, contextualizarmos, ou seja, buscarmos compreender o momento histórico de seu surgimento. Para isso, recorremos a Cambi (1999), que retrata o surgimento de “escolas novas”, no século XX, movimento em que se inserem as idéias do método de Decroly. De acordo com Cambi (1999), o século XX foi dramático, conflituoso e extremamente inovador e em diversas esferas da sociedade. No campo da economia, ocorre a afirmação do capital monopolista com suas tensões, o Welfare State (Estado de bem estar social) e também a renovação do capitalismo como sistema produtivo que perpassa a indústria e chega aos serviços, no setor terciário. Ele aponta também a inclusão de áreas geográficas que antes eram excluídas do modelo econômico e social vigente como Ásia, América Latina, Europa do Leste, Oriente Médio, etc. A afirmação do socialismo nesse contexto também é retratada pelo mesmo autor para indicação das complexidades e antagonismos presentes nesse quadro.
Cambi (1999) faz um levantamento acerca das tensões e diferentes modelos e Estados que se contrapõe e universos econômicos em desenvolvimento (depois de 1917 com a Revolução de Outrubro na Rússia, e depois de 1945, com a divisão da Europa e a agregação do Leste ao