Trabalhos
O acidente vascular encefálico, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Sintomas de AVE
* Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo * Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo. * Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos * Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem.
Tratamento para AVE - Acidente Vascular Encefálico
O tratamento para AVE - Acidente Vascular Encefálico envolve medidas preventivas e tratamento de reabilitação feito por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.No período de reabilitação sessões de fisioterapia são necessárias para fortalecer os músculos e melhorar a coordenação motora, caso essas capacidades tenham sido comprometidas pelo AVE.
Qual a importância da fisioterapia para a recuperação dos pacientes com AVC?
A fisioterapia atua na recuperação funcional do indivíduo, possibilitando e auxiliando o retorno às suas atividades de vida diária e ao convívio social.O processo de reabilitação se inicia ainda na fase hospitalar, no auxílio à prevenção ou recuperação das complicações respiratórias e motoras. Assim que o paciente esteja estável e ciente da sua condição física após o ictus, inicia-se o tratamento de mobilização, fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e estímulos para o restabelecimento sensorial.
Quais as maiores dificuldades que um fisioterapeuta encontra na execução do seu trabalho?
Um aspecto importante a se considerar é a dificuldade de aceitação, pelos pacientes e familiares, de que o tratamento é um processo lento e gradual de aprendizagem. Além disso, é muito comum a comparação quanto ao nível de recuperação, que o paciente faz em