Trabalhos
Considerando que a sociedade atual orienta-se por valores econômicos muito intensos, sendo cada vez mais consumista, competitiva e com falsos valores morais é necessário que nossos olhos e atitudes voltem-se para a Educação Infantil, pois é através dela que a sociedade e a realidade podem ser transformadas. É nessa fase da infância que é formado o caráter das crianças para que no futuro tornem-se cidadãos conscientes e capazes de atingir seus objetivos.
Do ponto de vista histórico, durante muito tempo, o cuidado e a educação da criança pequena esteve sob a responsabilidade familiar, especialmente da mãe. A instituição “creche” surge no Brasil no fim do século XIX, decorrente da industrialização e da urbanização do país. Neste contexto, criam-se as creches com o intuito de liberar a mulher para o mercado de trabalho.
No decorrer dos tempos, a história da educação infantil no Brasil teve diferentes mudanças na sua função, pois o papel das instituições visava apenas o cuidar, não havia a preocupação de educar as crianças de zero a cinco anos. Anteriormente, as instituições infantis somente atendiam às crianças socioeconomicamente desfavoráveis, por possuírem visão assistencialista. Atualmente, passaram a ter o papel de educativa, ou seja, o cuidar e o educar fazem parte intrinsecamente da educação da criança, pois a educação é um direito da criança desde o seu nascimento. Ainda há muitas melhorias a serem feitas na Educação Infantil, para que esta seja, de fato, consolidada como um espaço de educação para a criança pequena. Em outras palavras, queremos dizer a todos que se preocupem com a educação das crianças de zero a cinco anos, se preocupem com desafio que temos de vencer, ou seja, que nas escolas de educação Infantil não exista somente o cuidar voltado ao zelo, mas também voltado ao caráter educativo. Devemos entender que as práticas da educação infantil devem estar organizadas enquanto ações de cuidar e de educar, mas de maneira