Trabalhos
Texto: Problemas e perspectiva na formação de professores
Autor(a) Stella Maris Bortoni-Ricardo
Embora nosso país não seja um modelo na educação, temos a Prova Brasil para avaliar o ensino.
Nas avaliações, identificou-se as dificuldades que os alunos têm de compreender os textos que lêem, e isso não está mudando substantivamente. O IBGE/PNAD, causou espanto ao divulgar que 1,3 milhões de crianças ente 8 e 14 anos são analfabetas, e destas 1,1 milhão freqüentam a escola.
A compreensão leitora está diretamente ligada ao conhecimento de mundo, a utilização de meios de comunicação e a mediação entre professor/ aluno, inclusive nos livros didáticos. Se faz necessário que os educadores ajudem a desenvolver a competência de seus alunos, para que esses possam ter uma compreensão mais clara e objetiva das várias modalidades textuais e de operações lógicas como a matemática. O docente deveria fazer a mediação, mas para isso é preciso que ele tenha o conhecimento necessário, tanto enciclopédico, como com a cultura letrada. É necessário que as faculdades ensinem os educadores a prática da sala de aula, e não somente teorias.
O que pude perceber com o texto, é que a deficiência presente na formação dos professores reflete negativamente na educação e aprendizado dos alunos de 1ª a 5ª série, dificultando a interação professor/aluno, por esse motivo sei que tenho que expandir meus conhecimentos de um modo geral, para que, ao chegar em sala de aula, eu consiga passar de maneira correta e precisa o conhecimento