Trabalhos
O título, Cântico Negro, constrói um jogo de palavras.
Cântico transmite uma ideia de hino em homenagem a um ente de natureza divina. Remete, assim, à lembrança dos cantos religiosos do Velho Testamento em louvor à divindade. O vocábulo "cântico", independentemente de ser entendido como poema, lembra voz/acto de falar.
Negro pode ser interpretado como "escuro", "sombrio", "maldito", "condenado", e os dois últimos sentidos (maldito e condenado)são os que mais se inserem neste poema.
O título denuncia a natureza do poema. O significado geral do poema diz respeito à exaltação de algo ao tempo em que contesta e nega valores fortificantes.
Assim, concluímos que este poema, naquela época pertubou algumas pessoas, mas era uma forma de José Régio lutar pelos valores que ele achava que eram os melhores.
O processo evidenciado em todo o poema resulta da incompatibilidade entre vivência coletiva e consciência individual, e seus valores respectivos, como atitudes existenciais que coexistem, mas que se excluem; o que pode ser assim demonstrado: Este poema de José Régio, Cântico Negro, está transcrito exaustivamente nos blogs pessoais, provavelmente pela sua belíssima expressão do grito por liberdade de existir, contido em uma infinidade de gargantas. O texto tem sido inserido em dinâmicas de aprendizagem criadas pela Germinal Consultoria, para uso em empresas ou escolas.O poema tem enriquecido situações de aprendizagem que requerem, de alguma forma, a atitude firme e corajosa na descoberta de novas formas de ser ou de fazer, na mudança, no exercício do trabalho com liberdade e sentido, no repúdio à repetição e ao conformismo. O conteúdo da poesia é muito efetivo no despertar da inicitiva e da criatividade.No momento da leitura, após a preparação sempre necessária, a opção pela interpretação do poema