Trabalhos
A intervenção foi feita no período matutino e vespertino, durante um mês conforme o combinado com a professora regente da sala do 3º Ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, que me passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Português e Matemática. Durante esse período, houve interação com outros professores de outras turmas do Fundamental sobre outras áreas do conhecimento: Educação Física, e Artes, além disso, no dia 19 de abril, sexta-feira, em comemoração ao dia do índio, foi realizada uma programação diferenciada: apresentação da música Tupí Guaraní, brincadeiras, enfeites como: colar confexionados nas aulas de Artes, rosto pintado e outros.
Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando. Pois a professora havia avisado com antecedência, a minha presença e permanência nas aulas durante aquele mês. Não fiquei muito nervosa porque já a grande maioria me conhecia até mesmo a professora, então facilitou mais o trabalho junto a esta turma. Mas sou diferente agora eu estava observando a aula, também ajudando a passar conhecimento às crianças que prestavam atenção em todos meus movimentos. Estava sendo analisada pelas crianças.
A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 20 ou 30 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa. A experiência vivida através da prática em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno. Como nas aulas de História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física, os trabalhos feito, como: confeccionar colar indígena, Meio ambiente, Português a leitura, Educação Física a dança os movimentos que são feitos,