Trabalhos
Um experimento usando a teoria sobre a força que um fluido exerce em um corpo imerso.Usando calculos relacionados com essa força denominados empuxo,o experimento avança para determinar o menos erro possivel a massa especifica do alcool (densidade).
I-Objetivo Encontrar a densidade do álcool através de uma balança e um Becker,realizamos uma pesagem de um cesto e uma esfera, colocando-o em contato com o álcool e com a água, para verificar experimentalmente qual seria a densidade adquirida pelo material e com isso determinar a massa específica do álcool, utilizando para essa determinação o uso de fórmulas em que se empregam os resultados colhidos em laboratório.
II-Introdução teórica:
Vamos considerar uma porção de uma determinada substância homogênea (pois todos os pontos dessa substância apresentam as mesmas propriedades) e maciça. Essa porção possui massa e volume, então podemos verificar que a razão entre sua massa e seu volume tem sempre um mesmo valor. A esse valor constante chamamos de massa específica (µ).
Sendo assim, a massa específica é característica de cada substância e pode ser definida como sendo a razão entre a massa e o volume correspondente. Massa específica é representada pela equação: µ = m V
Para uma determinada substância, a massa específica é sempre a mesma, então a massa dessa substância é diretamente proporcional ao volume ocupado por ela.
No sistema internacional de unidades SI, a massa está em kg e o volume em m3, portanto a massa específica é dada em kg/m3.
Definimos massa específica como sendo a razão da massa e do volume de uma substância maciça, por exemplo: um bloco de ferro.
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela.
Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo, e a representamos por .
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito