Trabalhos
A educação esta em todos os lugares, aprendemos e ensinamos a todo o momento. Há muito tempo os Estados Unidos pediu para os índios que lhes enviasse alguns jovens para que tivesse a educação dos brancos, os índios responderam com uma carta dizendo que a educação dos brancos não lhes servia para nada, pois eles não sabiam caçar, correr e nem pescar ao invés de mandar índios que eles mandassem os jovens brancos que eles aprenderiam a serem homens. Para os brancos a única educação que existia e a das escolas, para os índios não, a verdadeira educação é aquela que se aprende no dia a dia, para os índios os brancos era inúteis.
Quando a escola é a aldeia
A educação não apenas da escola, por toda a parte tem redes e estruturas que transmite o saber. Os animais, por exemplo, aprendem com seu próprio instinto repetem o movimento varias vezes por conta própria ate se aperfeiçoarem. Já o homem com o seu trabalho transforma a natureza em situações de educação. Nas tribos não existe escola, o saber tribal vem das flechar, arcos e rezas aos deuses, tudo que se sabe se adquire vivendo com o corpo e com a consciência, as meninas aprende com as mulheres mais velhas ( mães, irmãs mais velhas, as velhas sabias), a fazer artesanato, conhecer plantas, cozinhar, a colheita do alimentos e ate mesmo a magia. Os meninos aprendem com os homens (pais, avós, guerreiros), a caçar e pescar. Os índios se adaptam a natureza, os brancos adaptam a natureza a eles.
Então, surge a escola
Quando o trabalho começa a gerar hierarquia social, o saber começa a ser distribuído desigualmente, o poder passa a servir a política, reforçando as diferenças. O rei tinha uma educação, o sacerdote outra, o guerreiro outra, os professores uma e o lavrador outra. Cada grupo tinha sua vocação e sua origem. Existia uma “casa de ensino” para pescadores da Nova Zelândia, que era universidade indígena para todos os sexos. Em minoria tinha as meninas e meninos que