Trabalhos
A água e sua qualidade A água é uma substância de natureza muito complexa. Por ser uma excelente solvente, até hoje não se conseguiu obtê-la em estado de absoluta pureza. Na natureza considera – se que existem 45 x 1045 moléculas de água, das quais 95% constituem água salgada, 5% água doce, essa na sua maior parte na forma de gelo, e apenas 0,3% diretamente aproveitável, sendo que 97% em água subterrânea e apenas 3% em água superficial (rios, lagos, lagoas, etc).
Características da água
A água pura é um líquido incolor, inodoro, insípido e transparente. Por ser um ótimo solvente, nunca é encontrada em estado de absoluta pureza, contendo desde mg/l na água da chuva a mais de 30.000 mg/l na água dos rios de materiais em suspensão e dissolução. As impurezas mais comuns encontradas nas águas em suas diversas formas são:
Em suspensão: Algas e protozoários: sabor e odor, cor e turbidez; Areia e argila: turbidez; Resíduos industriais e domésticos.
Em estado coloidal: Bactérias e vírus: muitos patogênicos e outros podem causar prejuízos a instalações; Substâncias de origem vegetal: cor, acidez e sabor. Sílica e argilas: turbidez.
Dissolvidas: Incluindo muitas substâncias minerais como sais de cálcio e de magnésio, gases, compostos orgânicos, cujos efeitos dependem da sua composição e concentração e de reações químicas com outras substâncias. A qualidade de uma água quer para fins domésticos ou industriais é sempre definida por sua composição química, física e bacteriológica. A água possui uma série de impurezas, que vão dar suas características físicas, químicas e biológicas. A qualidade da água depende dessas características. As características físicas, químicas e biológicas das águas naturais, bem como as que deve ter a água fornecida ao consumidor, vão influírem no grau de tratamento que venha a se dar às águas naturais, o qual também depende do uso que se pretende dar a água. Portanto, o conceito de