Trabalhos
Entre várias funções da logística, diga-se de passagem, todas importantes, uma que chama a atenção exatamente o controle e a administração dos custos do setor.
Destaca-se como principal desafio a administração em relação ao serviço que os clientes desejam e esperam.
Um dos principais trade-offs da logística consiste justamente em proporcionar um apurado serviço, evitando que isso venha a acarretar acréscimo dos custos.
Acontece que os clientes demandam cada vez mais serviços de qualidade e não estão dispostos a desembolsar nada por ele, o que significa constante melhora no nível de serviços sem custos adicionais.
Se por um lado o preço é o elemento que qualifica a empresa a entrar ou mesmo manter-se no mercado, este cada vez mais exigente, o nível de serviço diferencia a empresa com relação aos concorrentes.
Desta forma, a logística assume seguramente importante função exercida pela empresa na constante busca de mercado para seus produtos ou serviços. Além de agregar valor a eles.
Destacando as seguintes: * Maior redução no prazo de entrega * Disponibilidade maior de produtos * Melhor cumprimento no prazo de entrega * Entrega com horário determinado * Facilidade de colocação de pedidos.
Importante colocação sobre nível de serviço, pois, clientes cada vez mais exigentes com relação aos serviços, requerem também diferenciação, e tal situação eleva mais os custos.
Dessa forma um estudo pormenorizado é necessário para verificar a viabilidade das operações.
Também é de fundamental importância diferenciar os clientes com relação ao serviço oferecido, porém é preciso estabelecer, na medida do possível, padrões para que seja aplicado a grupos com características semelhantes.
Elementos dos Custos Logísticos
Os custos logísticos são formados basicamente, por quatro elementos distintos: * Processamento de Pedidos * Armazenagem * Estocagem * Transportes
O estudo de cada