Trabalhos
Este artigo tem como objetivo discutir o álcool como combustível alternativo, sua produção e seus impactos ambientais. Com a conscientização da população de que os recursos naturais são limitados e devemos ter um maior comprometimento com o equilíbrio ecológico do nosso planeta. Alem da indústria outras áreas também passaram a utilizar os derivados do petróleo como matéria prima para se desenvolver, assim como a indústria de alimentos, de manufatura, bélica, de utensílios domésticos, a agricultura, a medicina e principalmente dos transportes, passaram a depender primordialmente dos derivados de petróleo. Com o avanço tecnológico no século passado, a demanda por petróleo aumentou consideravelmente, e com isto as fontes de petróleo começaram a dar sinal de que não seriam capazes de manter essa demanda, colocando em risco o desenvolvimento tecnológico.
Temos que imaginar que a necessidade de se associar e de ate mesmo substituir a matriz
Energética do petróleo agora garantira no futuro a hegemonia brasileira no domínio das técnicas de geração de energia e diminuição das emissões e diminuição dos gases do efeito estufa e preservação do meio ambiente. Produzir etanol de forma sustentável ainda e o grande dilema para os produtores brasileiros.
Palavras-chave: etanol, sustentabilidade, bicombustível e meio ambiente.
Introdução Atualmente a palavra sustentabilidade tem se destacado mundialmente como prioridade. O que aconteceu na Revolução Industrial, com um crescimento industrial descontrolado sem nenhuma preocupação tornou-se inviável. Com o iminente fim de vários recursos naturais essenciais para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta fez com que autoridades e empresas refletissem para um desenvolvimento visando uma menor agressão ao meio ambiente.
1. Produção de Cana de Açúcar e Etanol no Brasil
Desde o período do Brasil colonial, a indústria da cana tem papel de destaque no cenário agrícola do Brasil. Os negros eram trazidos