Trabalhos
Num mundo globalizado, as empresas assumem um novo posicionamento na gestão de seus negócios, como consequência da ampliação da consciência de que seu sucesso e perpetuação estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável do planeta, que considera, de forma integrada e indissociável, as dimensões social, ambiental e econômica.
A idéia de desenvolvimento sustentável aponta para um novo jeito de fazer negócios: um jeito responsável, que leva em conta não só a viabilidade econômica, mas a justiça social e a preservação ambiental. E que se realiza pelo engajamento das empresas ao movimento de Responsabilidade Social Empresarial, fundamentado na gestão ética junto a seus públicos de relacionamento e no estabelecimento de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável.
Nesse contexto, diversas empresas estão construindo seus códigos de Ética e de Conduta, isto é, documentos públicos que explicitam seu compromisso com a orientação ética do negócio. Mas daí a fazer com que esses valores sejam realmente introduzidos passando a fazer parte da cultura da empresa há um longo caminho.
O processo de construção e implementação desses códigos influenciam a forma como eles são absorvidos por todos dentro da empresa.
CÓDIGO DE ÉTICA X CÓDIGO DE CONDUTA
O Código de Ética é um instrumento composto pelos valores e princípios da empresa, que ajudam a concretizar sua visão e missão. Os valores dizem respeito ao que as empresas acreditam e valorizam.
Os princípios são como pontos de partida, pressupostos e fundamentos morais que orientam as atitudes e comportamentos da empresa junto a seus diversos públicos e áreas de relacionamento.
Já o Código de Conduta é um guia prático, com regras orientadoras de atuação e práticas organizacionais. É o documento no qual os princípios do Código de Ética são detalhados, e que mostra o que fazer ou não fazer diante de determinadas situações. Por isso, em alguns casos, poder até trazer exemplos de como agir