Trabalhos
ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário
Claretiano para a disciplina Direito Trabalhista e Rotinas
De Departamento de Pessoal como requisito parcial
Para obtenção de avaliação ministrada pelo professor
Marcos Antonio Alves.
BURITIS
2013
Introdução
O presente trabalho tem como tema principal o assédio moral e o assédio sexual e as formas como elas se apresentam no dia-a-dia das pessoas, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar.
Existe certa perplexidade a respeito das diferenças entre o assédio moral e o assédio sexual no trabalho. As semelhanças entre ambos os institutos mencionados são muitas, o que dá oportunidade para uma natural confusão entre eles.
O que pretendemos com este trabalho é oferecer a possibilidade de perceber a distinção entre o assédio moral e o assédio sexual.
ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL
ASSÉDIO MORAL
O assédio moral é revelado por atos e comportamentos agressivos que visam, sobretudo a desqualificação e desmoralização profissional e desestabilização emocional e moral dos assediados, tornando o ambiente de trabalho ou o local de convivência completamente desagradável e insuportável, levando em muitos casos até um pedido de demissão por parte do empregado, que acaba se sentindo aprisionado a uma situação desesperadora, e que muitas vezes lhe desencadeia problemas de saúde e traumas sérios.
O assédio moral no trabalho é uma espécie de tortura psicológica infligida contra o trabalhador, quase sempre de forma repetitiva e prolongada no tempo, de modo a lhe consumir pouco a pouca as resistências psicológicas, de maneira que terminam por fazer surgir às