Trabalhos
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
JOINVILLE
OUTUBRO/2012
INTRODUÇÃO
A CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes) surgiu a partir da Revolução Industrial, segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em decorrência da chegada das máquinas, do aumento do número de acidentes, da adaptação do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes.
Em 1921 a organização internacional do trabalho aprovou, instrução para a criação de comitês de segurança para indústrias que tivessem 25 trabalhadores.
No Brasil a CIPA originou durante o governo do Presidente Getúlio Vargas, 1944. Coube a ela o mérito pelos primeiros passos decisivos para a implantação da prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.
Para as empresas com mais de 100trabalhadores tinham o dever de organizar comissões de empregados, com o propósito de estimular i interesse para a segurança por meio de sugestões, orientações, palestras, concursos e prêmios.
Em 1968, a portaria nº 32 define a organização das CIPA’s nas empresas. Em 1978, tem-se a quinta revogação da lei nº 3.214, de 8 de junho. NR 5. Cinco anos depois, saiu a portaria nº 033, da Secretaria da Segurança no Trabalho do Ministério do Trabalho, de 27 de outubro, que estabeleceu novos critérios para a composição e funcionamento da CIPA, ficando vedada a organização de CIPA’s regional e estadual. A regra era que todo estabelecimento deveria ter a sua comissão, observando o grau de riscos. No ano seguinte, 1999 a NR 5 – Norma Regulamentadora, dispões sobre a formação da CIPA, seu dimensionamento, suas atribuições, processo eleitoral.
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Como o fruto da consolidação do processo de Revolução Industrial, no final do século XIX e o início do século XX, ficaram evidentes a importância e a necessidades de serem criados instrumentos que conjugassem