Trabalhos
As rochas, formadoras em essência da crosta terrestre, sempre foram material de estudo de diversas áreas, como a Geologia, Geografia, Paleontologia, Química, Engenharia Civil e outras. Entretanto, a diferenciação está na aplicação.
Sabe-se que as rochas constituem os elementos onde são instaladas as obras de engenharia (fundações, túneis, pontes, galerias, etc.) ou mineiras. Nestas obras, são ainda utilizados como material de construção, na sua forma natural (pedra britada, saibro), beneficiada (rochas para revestimento) ou, ainda, industrializada (cimento). Rochas também são os materiais envolvidos em fenômenos naturais, muitas vezes catastróficos, como escorregamentos, erosão, assoreamento e outros. Assim, na Engenharia, trabalha-se com uma grande variedade de tipos rochosos. Todavia, cada tipo tem características intrínsecas (mineralogia, textura, estrutura, etc.) que devem ser conhecidas para que as obras sejam planejadas e executadas com menor custo e maior segurança, resultando na melhoria da qualidade final do trabalho realizado.
Neste trabalho, focar-se-á as Pedras Naturais, cuja utilização em obras, especialmente como agregado do concreto, exige que alguns conceitos relativos a sua resistência sejam dados. Para uma melhor compreensão do tema em questão, dividiu-se o trabalho em cinco partes principais. No primeiro tópico, teremos uma breve explanação sobre os minerais e suas propriedades. No segundo capítulo, o assunto predominante serão as rochas e sua classificação. O terceiro tópico será norteado pela temática das Pedras Naturais e suas