Trabalhos
No ano de 1990, os líderes do Brasil (Fernando Collor) e da Argentina (Carlos Menem) se encontraram para firmar e assinar o Tratado de Buenos Aires, consolidando uma integração econômica entre as duas nações.
Nos anos seguintes foi assinado outro tratado, como forma de completar o Tratado de Buenos Aires. Assim, em 26 de março de 1991 foi assinado o Tratado de Assunção, que abrangeu, além de Brasil e Argentina, Paraguai e Uruguai.
A integração entre os países membros permitiria a implantação de um mercado comum, a partir desse momento formalizou o bloco que possui característica de uma União Aduaneira, na qual são praticadas tarifas de importação e exportação comuns, a livre circulação de mercadorias, capitais e serviços. Entretanto, um dos objetivos propostos pelo Tratado de Assunção é que o bloco se torne um Mercado Comum, proporcionando, além dos aspectos já citados, a livre circulação pessoas.
Diante desses aspectos, destacaremos quais são os países membros, associados e observadores, além das características culturais, econômicas e de identidades nacionais.
Informações sobre os países que integram o MERCOSUL
Cidade sede da Secretaria do MERCOSUL: Montevidéu - Uruguai
Maior cidade do MERCOSUL: São Paulo – Brasil
Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.
Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Estado observador: México
Idiomas oficiais e de trabalho do Mercosul: Português e Espanhol.
Moedas dos países integrantes do MERCOSUL
- Peso argentino (Argentina)
- Real (Brasil)
- Guarani (Paraguai)
- Peso uruguaio (Uruguai)
Moeda dos Estados associados
- Boliviano (Bolívia)
- Peso chileno (Chile)
- Peso colombiano (Colômbia)
- Nuevo sol (Peru)