Trabalhos
A força de Lorentz é a força aplicada por uma partícula que esta carregada eletricamente, sobre um campo eletromagnético. Vejamos a equação da força de Lorentz:
Sendo que F representa a força que foi aplicada na carga puntiforme, pelo campo eletromagnético, E representa o campo elétrico, B representa o campo magnético, q representa a carga elétrica e v representa a velocidade da carga.
Essa força possui algumas características, vejamos cada uma delas:
*Intensidade: para podermos descobrir a intensidade, usamos a seguinte fórmula:
É importante ressaltarmos que a força magnética é proporcional ao módulo da carga elétrica, ao módulo da velocidade de lançamento e também à intensidade do campo magnético. Considerando o Sistema Internacional, temos as seguintes unidades:
Para a força f, a unidade de medida é Newton N, para a carga elétrica q, a unidade de medida é Coulomb C, para a velocidade, a unidade de medida é m/s, e para o campo magnético B, a unidade de medida é tesla T.
De acordo com a figura acima, podemos observar que F é perpendicular a v e B.
*Sentido: o sentido irá depender do sinal da carga elétrica, ou seja, vai depender se ela é positiva ou negativa. Se a carga for positiva consequentemente o sentido da força magnética iram obedecer a regra da mão esquerda, ou seja, o dedo polegar irá indicar a força magnética (F), o dedo indicador indicará o campo magnético (B) e o dedo médio irá indicar o sentido a velocidade.
Já se a carga for negativa consequentemente o sentido da força magnética irá se inverter.
- a partícula eletrizada com carga elétrica q é lançada paralelamente às linhas de indução, isto é, v é paralelo ou antiparalelo a B. Nesse caso, α = 0° ou α = 180°. Vejamos a figura abaixo.
Como sen 0° = 0 e sen 180° = 0, concluímos, de Fmg=|q|.v.B.sen α, que a força magnética que age na partícula é nula. Isso significa que a partícula realiza, no interior do campo magnético,