Trabalhos
Durante esse período, Edward B. Titchener foi exposto à concepção wundtiana da Psicologia, isto fez com que - durante certo tempo - a Psicologia fosse semelhante para Wundt tanto quanto para Titchener, que acreditava na unidade da ciência, isto é, que todas as ciências partiam da mesma base: o universo da experiência humana.
Em seus estudos, Titchener utilizava dos métodos ciêntificos da observação (experimentação) e também o uso dos estados de consciência para a psicologia.
Conceitos do Estruturalismo :
Segundo Titchner, a tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. Para tal, Titchener modificou o método introspectivo de Wundt. Ele se aproximou mais de Külpe, designando o método de: introspecção qualitativa.
Esse método consistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estado consciente após submetidos a um dado estímulo. Titchener opôs-se à abordagem wundtiana no aspecto do uso de equipamentos e a sua concentração em medidas objetivas.
Porém, Titchener passou a modificar a concepção de Wundt ao assumir uma posição em que a experiência deveria ser considerada imediata (Wundt acreditava na física estudando a experiência mediata e a psicologia estudando a experiência imediata).
Contribuições do Estruturalismo :
O Estruturalismo trouxe à Psicologia uma contribuição importante, o uso da experiência consciente. Utilizando-se de métodos que seguiam a tradição científica