trabalhos
O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil é composto por três volumes. O volume I reflete sobre creches e pré-escolas do Brasil, fundamentando concepção de crianças de educação, de instituições e do professor. Por meio destas concepções este documento define os objetivos gerais da educação infantil, assim podendo orientar a organização de documentos de trabalho.
“Educar significa, portanto propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos amplos da realidade social e cultural”. (BRASIL, 1998, p. 23)
O cuidar no contexto educativo requer vários campos da área profissional, podendo assim ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. O ato de cuidar valoriza as capacidades de desenvolver e ajudar. A atitude de cuidados envolve crianças e valores diferentes, porem com a mesma necessidade básica de um ser humano como alimentar, proteger, etc. Alem das necessidades orgânicas, as necessidades objetivas são base para o desenvolvimento da criança.
Em cada faixa etária, a criança expressa uma necessidade onde a intervenção do adulto com varias formas de comunicação para interpreta sua carência. Com a intervenção do adulto e possível detectar a qualidade de cuidado que a criança está recebendo. O objetivo do cuidado e obter os princípios de promoção da saúde. Antes de tudo e necessário ser solidário e confiante nas suas atitudes, construindo um vinculo entre quem vai ser cuidado e quem vai cuidar.
O professor precisa dar atenção à criança, pois ela está em um crescimento continuo identificando suas necessidades, favorecendo uma relação afetiva levando em conta o que a criança pensa, sente, ela e sobre o mundo aos poucos ira se tornar autônoma e mais dependente. O ato