TRABALHOS
A Literatura quebra a rotina da linguagem, incita o leitor a pensar e aguça a sua curiosidade intelectual, por isso a característica marcante da linguagem literária e a conotação, pois faz o leitor parar pra refletir, despertando nele outras ideias, que só o contexto pode esclarecer. Mas cumpre esclarecer, que a atribuição de sentido a uma palavra ou a um texto é uma tarefa do leitor, é ele que vai tecendo a leitura e elaborando sua rede de interpretações e essa é uma tarefa pessoal, que varia de acordo com a preparação intelectual do leitor e de sua familiaridade com a literatura e de sua formação cultural.
O contato com a literatura nos transporta pra outros mundos, nos ensina os múltiplos caminhos do amor, que a gente não vive na pratica.
Mas quando se discute a presença da literatura na escola, torna-se um desafio, pois há dificuldade da leitura. Durante o segundo grau a leitura de literatura era uma obrigação, pois fazia parte da grade escolar e não para despertar no aluno a pratica da leitura e o gosto em descobrir um novo mundo através dos livros.
Diante do curso superior , percebe-se a importância que havia naquelas leituras de Machado de Assis ,Clarisse Linspector , que antes era como um fardo , mas hoje abre uma nova visão do mundo.Um texto muito interessante e desafiador , foi Édipo Rei de Sófocles , uma leitura difícil , pela linguagem da época , onde tive que ler mais de três vezes o livro , para entender a história , mas que ao descobrir a essência da história , despertou em mim uma maior curiosidade na literatura.
Confirmando que a literatura quebra a nossa rotina de linguagem, pois a cada livro nos deparamos com vários tipos de realidade e mundos , nos despertando uma nova visão e olhares mais críticos em relação a tudo em nossa volta.