Trabalhos
Um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento do individuo é o desenho infantil. Com ele a criança organiza informações, processa experiências vividas e pensadas e pode conhecer melhor o mundo.
O desenho pode ser considerado uma atividade molar, pois é caracterizado por uma intenção e significados próprios e traz em seu conteúdo fatos, pessoas e conhecimentos percebidos.
Para Bronfenbrenner as atividades molares da criança refletem o alcance e complexidade crescentes do meio ambiente ecológico percebido, assim como a crescente capacidade da criança de manejar e alterar seu meio ambiente de acordo com suas necessidades e desejos. O desenho se apresenta como um importante vinculo de expressão da criança, através do qual ela pode exteriorizar sua percepção de si e do mundo.
Em um simples desenho infantil temos muitas informações que revelam o que a criança pensa e até mesmo o que ela já aprendeu. Bronfenbrenner também destaca a importância do mundo da imaginação e da fantasia, pois eles são aspectos ativos, criativos, que nos faz perceber com maior intensidade a importância da expressão artística, e como importante elemento de conexão entre os diferentes ambientes onde habitamos.
Um desenho pode contar muito mais que muitas palavras, pois nas suas criativas figuras carrega significados percebidos no ambiente vivenciado pela criança.
Durante muitos anos, profissionais do NEMA utilizaram o desenho das crianças como um indicador de avaliação das atividades de educação ambiental, como saída de campo, palestra, oficina de reciclagem, entre outras. Depois das atividades as crianças faziam desenhos de imagens infantis muito rico e interessante. A analise permite afirmar que, pela observação e contato mais profundo com os ambientes, os desenhos tornaram-se mais detalhados e mais ricos.
A escolarização é um dos principais fatores