Trabalhos
A planta de milheto (Pennisetum glaucum), por apresentar características como crescimento rápido, boa formação de palha e principalmente tolerância a seca, se tornou no cerrado brasileiro, a planta de cobertura mais cultivada para formação de palha para o plantio direto, alcançando na safra de 2003/2004 mais de 4 milhões de hectares de plantio.
Em 2003 a Sementes Adriana, em conjunto com a Bonamigo Melhoramentos, lançaram no mercado duas novas variedades de milheto: ADR 300 e ADR 500. Em 2007 foi lançado o primeiro Híbrido de milheto do Brasil, o ADR 7010.
O ADR 7010 devido ao seu potencial produtivo de grãos mais elevado, fez com que o milheto deixasse de ser uma planta destinada somente a produção de palha. Com esse híbrido, ele passou a produzir grãos de alto valor nutritivo para alimentação animal e humana. Para que o Híbrido ADR 7010 expresse todo o seu potencial produtivo e alcance boa produtividade, o manejo da lavoura é muito importante.
Por ser uma cultura nova, na qual a pesquisa é quase nula, todo o pacote tecnológico teve que ser desenvolvido dentro da própria empresa com diversos ensaios que dão subsídios para o correto manejo da lavoura. Esse pacote abrange técnicas de plantio e condução da lavoura até a colheita.
PLANTIO:
O Híbrido de milheto deve ser plantado em linha, para que as plantas tenham uniformidade de distribuição e a possa expressar todo o seu potencial produtivo.
Mas qual era a principal dificuldade de se realizar um plantio em linha de Híbrido de milheto? O tamanho da semente.
A semente de milheto por ser muito pequena (2 a 3 mm) gerava dificuldades de plantio no campo, pois as plantadeiras não foram desenvolvidas para plantio de uma semente tão pequena.
Atualmente para que se possa realizar um bom plantio, a Sementes Adriana faz um revestimento da semente de seus híbridos de milheto. Essa cobertura, tecnicamente
chamado de peletização, dá uma forma