Trabalhos
Instituto de filosofia e ciências humanas
Faculdade de História
Disciplina: História do Brasil IV
Professores: Edilza Joana de Oliveira Fontes.
Aluno: Carlos Alberto Pereira Lima 10375004701 Cleyse Mnteiro Rodrigues 10375002401
Tema da aula: O Campo brasileiro entre radicalização e tempos de resistência.
Serie: 3° ano do ensino médio.
Tempo de aula: 90 mim
Objetivo geral:
Analisar a descoberta do campo pelas esquerdas, exemplificando a importância do campesinato e dos setores agrários no contexto histórico social do Brasil na década de 40, 50 e 60, havendo uma mudança fundamental nas formas de percepção do campo e de suas populações do Brasil.
Objetivos específicos:
Propor uma abordagem utilizando 20 minutos do filme cabra marcado para morrer, como ponto de partida.
Entender o surgimento das ligas camponesas.
Analisar a questão fundaria durante a década de 1950
Compreender a questão da reforma agrária, como forma de radicalização e resistência.
Conteúdo.
O trecho do filme a ser utilizado
O surgimento das ligas camponesas no nordeste, durante a década de 1950, ocasionou uma forte repercussão e mobilização de trabalhadores rurais em todo país. A participação do PCB e de setores da igreja católica no campo foi fundamental para influenciar na luta desses setores sociais, especialmente através da criação de sindicatos rurais.
A estrutura fundiária, marcada pela concentração da propriedade fundiária e por uma atividade produtiva de baixos resultados passou a ser vista no final dos anos de 1950 como causa das difíceis condições de vida da população rural e como um dos fatores responsáveis pelos impasses do desenvolvimento econômico.
Com o objetivo de combater a concentração da propriedade fundiária, ganhou força no debate político o tema da reforma agrária, como uma medida que pudesse ajudar na superação desse e de outros problemas e também como uma forma de