TRABALHOS
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. Já em uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
O CONCEITO DE "MODO DE PRODUÇÃO" EM KARL MARX:
Por "Modo de Produção", devemos entender a maneira como se organiza o processo pelo qual o homem age sobre a natureza material para satisfazer as suas necessidades. “Produzir é (…) trabalhar”, pondo “em movimento forças” que ajam sobre a natureza (p.67). Estas forças variam com a história e com a sociedade. O trabalho é assim não só “um processo (…) entre um homem e a natureza” mas “supõe uma forma de sociedade” realizando-se em certas “condições sociais”, as “relações sociais de produção”.
MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA
No modo de produção escravista a base econômica era Mercantil e sua força de trabalho era escravista, como o próprio nome já diz. Na sociedade escravista os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta.
Os escravos preveniam de duas situações: poderiam ser perdedores de batalhas ou dívidas a serem pagas ao Estados. Os escravos, os instrumentos usados no trabalho e as terras era propriedades do Estado. Sendo assim, poucas pessoas eram livres e não existia mais a servidão coletiva nem a propriedade privada. Esse tipo de propriedade se intensificou muito nesse modo de produção. Agora, a relação era de: SENHORES x ESCRAVOS. Os escravos não tinham nenhum direito e era considerado objetos, instrumento, assim, no modo de produção escravista, as relações de produção eram relações de domínio e de sujeição. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinham nenhum direito. Os senhores eram proprietários da força de trabalho (os escravos), dos meios de produção (terras, gado, minas, instrumentos de