Trabalhos
Osciloscópio
Definição
O osciloscópio é um instrumento de medição onde se permite visualizar em gráficos os sinais elétricos. Na maioria das aplicações, o osciloscópio mostra como um sinal elétrico varia no tempo. Neste casa, o eixo vertical (YY) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo horizontal (XX) representa o tempo. A intensidade, ou brilho, do écran é por vezes chamada de eixo dos ZZ.
Utilização
O osciloscópio pode ser utilizado em inúmeras situações como: reparação de televisores, análise do funcionamento das unidades eletrônicas de controlo dos automóveis, análise de vibrações, por exemplo um motor, projeto de circuitos de condicionamento de sinal ( para sistemas de instrumentação, por exemplo) ou sistemas biomédicos. Mas sua utilidade não é limitada somente ao uso na eletricidade/eletrônica, o mesmo com um transdutor apropriado pode ser utilizado para visualizar e medir qualquer tipo de grandeza física.
Tipos de Osciloscópios
Analógico
Funcionam aplicando, quase, diretamente a tensão medida a duas placas que criam um campo elétrico, provocando o desvio de um feixe de elétrons que se desloca para o écran. Isto permite observar o valor da amplitude do sinal no eixo vertical.
Eram normalmente preferidos quando era necessário visualizar sinais com variações muito rápidas, altas frequências, em tempo real.
Digital
Retiram amostras do sinal original onde as mesma são convertidas para um formato digital (binário) através da utilização de uma conversor analógico/digital. Esta informação digital é armazenada em uma memória e em seguida reconstruída e representada no écran. Permitem o armazenamento e uma visualização posterior das formas de onde de acontecimentos que ocorrem apenas uma vez. Eles permitem ainda processar a informação digital do sinal ou enviar esses dados para um computador para serem processados e/ou armazenados. Como processamento entende-se por exemplo uma filtragem do sinal ou uma análise