trabalhos
2) Ihering trabalha, ainda, a dicotomia entre “direito abstrato e concreto”, afirmando que o direito concreto depende do direito abstrato, e diz que “o direito concreto não só recebe vida e energia do direito abstrato, mas também a ele as devolve”. Tais direitos correspondem a quais ramos, na atualidade? E qual dos dois é mais importante, do ponto de vista da sociedade? Justifique.
3) Você concorda com Ihering, no seu posicionamento de que só se consegue o direito com luta, ou anui com Savigny e Puchta, que trabalham com a ideia de que o direito muda de forma tranquila, serena, como o idioma?
4) Para c, o direito está intimamente ligado à honra, ao respeito, ao trabalho, e que temos que continuar usufruindo da nossa cidadania, porque, senão, acaba tudo o que foi dito sobre honra e outras coisas, destrói-se toda a razão de ser do direito. Esse é um dilema permanente e, atualmente, Dworkin e Alexy tratam do assunto, este entendendo que o direito não pode estar dissociado da moral. Ora, se é assim, o que vc acha que deve acontecer com uma norma jurídica formalmente regular, mas imoral, que entra em vigor? Explique.
5) Considero importante destacar, na obra, a seguinte ideia: “O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta”. Tramita no Congresso Nacional brasileiro o Projeto de Lei (PL) n. 8.046/10, referente à proposta de reforma do Código de Processo Civil. No projeto, o direito ao recurso está sendo reduzido, dificultado e onerado, o que