trabalhos
1) Tem como objetivo encontrar as leis gerais sobre a estruturação e funcionamento do psiquismo (psicodinâmica) e dos processos inconscientes, buscando compreender de que forma esses processos podem influenciar a conduta normal ou patológica dos indivíduos; 2) A herança mais fundamental deixada pelos estudos de Freud, chamada por ele de terceira ferida narcísica da humanidade, é o abalo às crenças sobre o sujeito racional. A crença no ser humano como um ser racional dominou todo o pensamento científico/filosófico do mundo ocidental.
3) A hipnose médica (ou hipnoterapia) continua sendo um dos métodos terapêuticos mais controvertidos em Psiquiatria. Atualmente, a hipnose é reconhecida como um tipo de tratamento adequado para certos quadros psiquiátricos, e até mesmo como um método de valor para aumentar a resistência imunológica de pacientes, aumentando o nível de células brancas (leucócitos) responsável pela defesa de nosso organismo contra as doenças.
4) Freud começa a elaborar a tese de que existe uma soma de excitação normal circulante necessária e tolerada no sistema nervoso. Quando esse montante ultrapassa a capacidade do sistema nervoso, é preciso que haja a eliminação desse excedente através de reações emocionais, motoras e verbais. Quando um acontecimento desencadeia grande excitação emocional e esta não é escoada de forma adequada, o excedente adquire caráter patogênico. O sintoma histérico é definido, então, como uma forma anormal de escoar o excedente de excitação, uma tentativa fora da consciência de restabelecer um equilíbrio da tensão emocional. O motivo pelo qual esse excedente de excitação não é devidamente escoado no sujeito histérico é ponto de discordância entre Freud e Breuer, o que levará o primeiro a abandonar o método catártico.
5)Freud inicialmente utilizou a hipnose para comprovar que muitos sintomas não tinham causa física. Observou que durante a hipnose os pacientes relatavam ou reviviam traumas da infância; A partir da