TRABALHOS
Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como meste Ataíde, foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiro, Foi um importante artista do Barroco-Bacocó mineiro e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região através de numeros alunos e seguidores, os quais, até a metade do século XIX continuaram a fazer uso de seu metodo de composição, particulamente em trabalhos no teto de igrejas, pouco se sabe sobre sua vida e formação artistica em todas as suas criaçoes estão documentadas, mas deixou obra considerável, espalhada em varias cidades mineiras.
Ataíde foi contemporanêo e parceiro de trabalho do Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas estátuas encarnou. Hoje mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brail colonial.
Obra:
Contexto Sociocultural
Ataíde pertenceu à terceira geração de pintores mineiros crescendo quando o grande ciclo econômico de ouro e dos diamentes chegava a um fim. Aquele ciclo, que no século VXIII, enriqueceu a capitania da Minas Gerais, foi um dos grandes responsáveis pela formação na região de um ativo centro cultural. Atraiu uma alite ilustrada e amante das artes, que se entretinha com óperas e --------- literários e, patrocinava grande número de astistas, cuja abra, em pintura , estatuária, talha dourada, música e arquitetura.
Aleijadiho:
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Pouco se sabe com certeza sobre sua biografia, que permanece até hoje envolta em cerrado véu de lenda e controvérsia, tornando muito árduo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo tempo transformando-o em uma espécie de herói nacional. A principal fonte documental sobre o Aleijadinho é uma nota biográfica escrita somente cerca de quarenta anos depois de sua morte.
Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e