Trabalhos
FEV0420
11
5 passos para estimar seus custos iniciais
10:52 AM
5 passos para estimar seus custos iniciais
Veja aqui cinco regras que podem ajudá-lo a calcular o custo de abrir um negócio:
Tenha um plano sólido — Depois, é só alterá-lo
A maioria dos artigos sobre como iniciar seu próprio negócio fala da necessidade de um plano de negócio. E é verdade. Mas isso não é o início nem o fim do cálculo dos custos iniciais.
Jeff Shuman, que comanda os estudos empresariais no Bentley College em Waltham, Massachusetts, EUA, firma que: "Costuma-se dizer que o empreendedor vê uma oportunidade, cria um plano comercial para tirar proveito dela, determina o capital que será necessário, reúne o capital e, por fim, aplica o valor para criar o negócio descrito no plano ".
Mas há um grande problema nesse modelo, afirma Shuman: tudo gira em torno de fazer o negócio certo da primeira vez, e isso não ocorre com freqüência. "Na verdade, é provável que alguns de seus pressupostos sejam ótimos e outros não valham o papel onde foram escritos", diz ele.
Shuman e outros alegam que calcular os custos iniciais significa revisar regularmente os pressupostos e alterar o modelo inicial do negócio. Criar um plano de negócio é útil porque força o empreendedor a registrar tudo que será necessário para iniciar o empreendimento — suporte legal e tributário, suprimentos de escritório, equipamentos, despesas postais, espaço administrativo, salário dos funcionários, seguro etc.
Mas esse plano inicial provavelmente será alterado muitas vezes à medida que você aprender coisas novas e as incorporar ao plano.
Esteja pronto para retroceder
É tentador reunir o que é necessário para o negócio imaginado e decidir que precisa de tudo para começar.
Mas retroceder e buscar um modelo menor pode permitir dar o pontapé inicial e também preservar capital. Shuman usa o exemplo de alguém que calcula em R$ 5 mil o valor do metro quadrado para começar um negócio do varejo em