trabalhos
No curso médico, em especial, a Bioquímica tem importância particular. Por ser ministrada no ciclo básico, ela serve como base para outras disciplinas importantíssimas da grade curricular, como Farmacologia, Fisiologia e Patologia. Assim, a dedicação à Bioquímica na medicina deve ser intensa, a fim de se conseguir realizar associações entre os achados clínicos na Bioquímica e as alterações bioquímicas na clínica médica.
Um exemplo prático ocorreu na IMS/UFBA, onde estudantes de Enfermagem encontraram na disciplina de Bioquímica uma forte relação do conteúdo abordado com a realidade do processo de cuidar. Este achado estava ligado à importância da Bioquímica como fornecedora de conteúdo atualizado e próximo da realidade profissional desses estudantes, permitindo que mesmo aqueles alunos que não consideravam o rendimento na disciplina aceitável inferissem sobre a aplicação desse conhecimento no processo de cuidar do diabetes mellitus6.
De modo geral, os profissionais da saúde atuam em um cenário em que o domínio das potenciais reações orgânicas é imprescindível aos procedimentos frente às mais variadas situações e patologias. O entendimento dos distúrbios metabólicos ou a interpretação de exames clínicos demandam o uso do conhecimento discutido em disciplinas como a Bioquímica7. Se for realizado um bom aprendizado da matéria, conseguir-se-á formar profissionais pensantes e críticos em relação às suas ações.