Trabalhos
GESTÃO DE MARKETING
Orientação de marketing
A orientação de marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente e seus mercados-alvo selecionados. Baseia-se em quatro pilares: mercado-alvo, necessidades dos clientes, marketing integrado e lucratividade.
Mercado- alvo
As empresas têm maiores chances de se saírem bem quando escolhem seus mercados-alvo com cuidado e preparam programas de marketing customizados.
Necessidades dos clientes
Uma empresa pode identificar seu mercado-alvo, mas falhar em compreender com exatidão as necessidades dos clientes. Podemos distinguir cinco tipos de necessidades:
1- Necessidades declaradas (o cliente quer um carro econômico).
2- Necessidades reais (o cliente quer um carro cujo custo de manutenção seja baixo, não seu preço inicial).
3- Necessidades não declaradas (o cliente espera um bom atendimento por parte do revendedor).
4- Necessidades de “algo mais” (o cliente gostaria que o revendedor incluísse um mapa rodoviário como brinde).
5- Necessidades secretas (o cliente quer ser visto pelos amigos como um consumidor inteligente).
Deve se fazer uma distinção entre o marketing reativo, o marketing pró-ativo e o marketing criativo. Um profissional de marketing reativo encontra uma necessidade declarada e a preenche. Um profissional de marketing pró-ativo vê adiante, pensando nas necessidades que os clientes possam vir a ter no futuro próximo. Um profissional de marketing criativo descobre e produz soluções que os clientes não pediram, mas as quais respondem com entusiasmo.
Marketing integrado
Quando todos os departamentos da empresa trabalham juntos para atender aos interesses dos clientes, o resultado é o marketing integrado. O marketing integrado ocorre em dois níveis. Em primeiro lugar, as diversas funções de marketing – força de vendas,