Trabalhos
Tendo chegado à Idade Moderna, a escravidão se caracterizou como a base da economia de muitas regiões. Nocontinente africano, principal fornecedor de escravos do período, aprisionar os inimigos derrotados e explorá-los no cativeiro era prática amplamente utilizada pelas tribos vitoriosas em conflitoslocais. A partir de então, muitos desses cativos eram vendidos a comerciantes estrangeiros, sobretudo europeus, gerando um lucrativo tráfico de escravos entre a África e o resto do mundo.
Com a expansãomarítima portuguesa e a colonização lusitana sobre o litoral africano, boa parte desse vantajoso comércio de mão de obra escrava passou a ser controlado por negociantes portugueses. Levados sob péssimascondições nos porões dos “navios negreiros”, estes escravos tinham como principal destino as colônias europeias, notadamente aquelas de domínio português, e em que destaque o Brasil.
ESCRAVIDÃO NAAMÉRICA PORTUGUESA
Navio negreiro trazia os escravos para o Brasil (Foto: Reprodução)
Navio negreiro trazia os escravos para o Brasil (Foto: Reprodução)
Os primeiros escravos africanos chegaram aoBrasil em meados no século XVI, poucas décadas após a frota de Pedro Álvares Cabral aportar em nossas terras. Desde então a mão de obra escrava se mostrou fundamental às principais atividadeseconômicas desenvolvidas na América Portuguesa, como a agromanufatura açucareira nordestina e a extração de metais preciosos em Minas