Trabalhos
O conceito de estratificação social
“Divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais”, na qual os ocupantes de cada classe possuem acesso diferenciado ou desigual a oportunidades sociais e “recompensas” (taxas de retorno?).Estrato = conjunto de pessoas que detêm o mesmo ‘status’ ou posição social. Sociedades estratificadas são organizadas em ‘castas’, ‘estamentos’ ou ‘classes sociais’.
O que leva a estratificação social?
Divisão social do trabalho, especialização, competição.Diferenças biológicas (idade, sexo, raça e etnia).Esforço, circunstâncias (oportunidades) e sorte.
Barreiras socias
• Fatores que dificultam o acesso a determinado grupo ou camada social:Endogamia, etnia, exclusivismos profissionais, religiosos, nacionais ou raciais.Barreiras sociais institucionalizadas: Apartheid em 1948 na África do Sul até o final da década de 80. Proibição do casamento fora do grupo social: Índia e Nepal de forma explícita.
Estratificação social em Karl Marx
• Estratificação ligada à dimensão econômica. Desigualdade se estabelece nas relações de produção entre os que exploram e os que são explorados. Fonte de desigualdade: mais-valia• Classes sociais fundamentais: 1) burguesia, proprietários dos meios de produção; e 2) proletariado, não dispõem dos meios de produção e portanto têm que vender ao mercado sua força de trabalho.Pluralismo de classe VS. classes fundamentais em Marx
Estratificação social em Max Weber
Diferentemente de Marx, que conceituou classes sociais bipolares sobretudo a partir das relações de produção, Weber afirmava que classes sociais se estratificam em função não só de suas relações de produção, mas também de prestígio (status), poder (político) e aquisição de bens (econômico).A estratificação ocorre por estas três vias de forma independente, mas com um caráter de complementaridade. A formação de classes e multidimensional.
A Sociedade Capitalista e as Classes Sociais
A estrutura social