trabalhos
1: Os sistemas de informação para lidarem com esse tipo de estrutura organizacional são fortemente centrados em comunicação, porque o fluxo é basicamente entre todos os indivíduos envolvidos. Esses Sistemas de Informação tornam-se cada vez mais freqüentes na medida em que se tornam disponíveis tecnologias de software que dão apoio ao trabalho cooperativo tanto síncrono como assíncrono.
2: Estrutura Linear
Comum em empresas pequenas, onde não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos.
Baseada na estrutura dos antigos. Total autoridade do chefe.
Rígida unidade de comando.
Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões. As linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente. Cada unidade de trabalho executa tarefas especificas e bem definidas.
Corresponde a uma estrutura simples (Organograma 1). Vantagens: Autoridade única. Indicado para pequenas empresas. Mais simples e econômicas. Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida). Clara delimitação de responsabilidade e autoridade. Desvantagens: Tendência burocratizante. Diminui o poder de controle técnico. Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas. Comunicação demorada e com distorções. Sobrecarrega a direção e as chefias.
Não favorece o espírito de cooperação e equipe.
Obs.: Rapidez no processo decisório. Facilidade de Transmissão de ordens. Discutível: Ver caso a caso.
Passo 3:
A forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos.
Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças necessárias á empresa, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem