Trabalhos
Escolher 1, caracterizar e identificar novidades destes grandes campos:
Arena Pantanal - Cuiabá
O estádio que abrigará os jogos da Copa do Mundo da FIFA à beira de uma região de flora e fauna tão riquíssima como a do Pantanal não poderia deixar de apresentar entre suas metas a construção e manutenção de uma estrutura sustentável, desde a concepção de seu projecto.
Essa orientação está voltada para cada detalhe: a madeira usada na edificação é certificada, e os resíduos e entulhos passam por um processo de reciclagem e reaproveitamento na própria obra e em suas vias de acesso. A qualidade do ar também é constantemente monitorada, assim como a do solo. Desta forma, o apelido "Verdão" dificilmente vai ser esquecido.
Especialmente construída para o torneio, a Arena Pantanal terá capacidade para 42.968 espectadores, ocupando o terreno em que antes estava o Estádio José Fagelli, e vai acolher quatro partidas do Brasil 2014. Esse espaço multiuso terá, no entanto, uma estrutura modelar, que poderá ser reduzida depois do Brasil 2014. Coberta, ela poderá receber eventos diversificados, como shows, exposições e feiras. Clubes tradicionais como o Mixto e o Operário também podem aproveitar essa estrutura.
Cuiabá, capital de Mato Grosso, situa-se exatamente no centro geodésico da América do Sul. Pode ser considerada, portanto, o coração da América do Sul. Rica em história, cultura, arte e gastronomia, Cuiabá também se destaca pelo calor, que não se limita à temperatura. O calor humano de seu povo e seu jeito de receber bem a torna única. O pôster da cidade reuniu a alegria do evento e do povo cuiabano expressada nas cores vivas e variadas, o futebol representado pela bola nos pés do jogador, a união e a vibração das pessoas, em especial da torcida pantaneira, traduzidas no movimento da bola e as formas que a cercam.
Cuiabá é a porta de entrada para a maior planície inundável do planeta – o