trabalhos
O que é cartel?
Cartel é um acordo entre concorrentes para fixação de preços, através de uma ação conjunta entre os participantes para obter maiores lucros, prejudicando assim o consumidor final.
Os carteis mais conhecidos:
- Carteis de droga;
-Carteis de Petróleo;
Caso Siemens/Alstom
Quando começaram as investigações?
O cartel supostamente foi iniciado no ano de 1997 a partir da compra e manutenção de equipamentos ferroviários, em que envolvia algumas empresas multinacionais do ramo. Entre elas uma das principais envolvidas foi a Siemens e a Alstom. No ano de 2008 o ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer fez uma denuncia em que deu inicio às investigações que ocorrem até presente momento.
Em maio de 2013, a Siemens fechou acordo de confissão com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A empresa admitiu a existência do cartel, mas não falou em pagamento de propina.
A Alstom também é alvo de outro inquérito sobre irregularidades em contratos com o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A mesma declarou que prestará esclarecimentos quando tiver acesso aos documentos do processo.
As principais empresas que supostamente fizeram parte do Cartel são:
1. Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda.;
2. Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda.;
3. Hyundai-Rotem Co. Ltd.;
4. Siemens Ltda.;
5. TCBR Tecnologia e Consultoria Brasileira S/A;
6. Temoinsa do Brasil Ltda.;
18. Trans Sistemas de Transportes S.A.
Além dessas empresas, quem supostamente fez parte do cartel foi o governo, durante o mandato de Mario Covas.
Também se teve notícias de que o atual vereador de São Paulo pelo PSDB, Andrea Matarazzo, e o ex-diretor de operações, João Roberto Zaniboni, recebiam as propinas através de empresas subcontratadas.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, havia um superfaturamento que chegava a 30% em algumas obras. Por conta disso estima-se um prejuízo de R$ 577 milhões.
Atualmente:
O Metrô