trabalhos
Aqueceu-se a extremidade de uma das placas de ferro (deixando a outra placa como referência), no caso, a ponta de um prego, na chama do Bico de Bunsen notou-se que a corrosão proporcionou uma mudança na coloração do mesmo. Em relação ao prego deixado com referência, verificou-se que a parte aquecida (sofreu oxidação) ficou mais escura. Além disso, houve mudança no aspecto do prego. A superfície do prego ficou com um aspecto mais liso.
Considere a equação:
2Fe(s) + O2 (g) Fe2O3 (s)
Nota-se que com o aquecimento do Ferro (Fe) formou-se o Óxido de Ferro III (Fe2O3). Em relação ao aquecimento, sabe-se que a temperatura influencia na corrosão de modo que se for elevada, irá diminuir a possibilidade de condensação de vapor d’água na superfície metálica e a adsorção de gases, minimizando a possibilidade de corrosão.
Aqueceu-se a extremidade de uma lâmina de cobre na chama do Bico de Bunsen, notou-se que a corrosão proporcionou mudança na coloração e no aspecto do cobre. A coloração no momento do aquecimento é uma cor rosado e esverdeado que logo vai se enegrecendo se aproximando da cor cinza já o aspecto é de liso, em relação à antes do aquecimento.
Considere as equações:
Cu(s) + ½O2(g) CuO(s)
2Cu(s) + ½O2(g) Cu2O(s)
Nota-se que com o aquecimento do Cobre (Cu) formaram-se os Óxido de cobre II ou Óxido Cúprico (CuO) e Óxido de Cobre I ou Óxido Cuproso (Cu2O).
Aqueceu-se a extremidade de uma fita de magnésio diretamente na chama do Bico de Bunsen, realizando combustão e liberação de luz, ou seja, liberação de energia, transformando-se em Óxido de magnésio (MgO),um sólido branco em forma de pó (cinza). Assim, percebe-se que houve corrosão extrema da fita de magnésio.
Considere a equação:
2Mg(s) + O2(g) 2MgO(s) + luz
EXPERIÊNCIA 2 – Corrosão Atmosférica do Ferro
Colocou-se um prego em cinco tubos de ensaios diferentes, adicionando a estes diferentes soluções para