trabalhos
Objetivo Estudar os movimentos unidimensionais na ausência de atrito e rever os conceitos básicos de movimento unidimensionais, tais como: posição, velocidade obtendo a dependência da posição em função do tempo para o MRU e MUV.
Introdução teórica
MRU
No movimento retilineo uniforme (MRU), a velocidade é constante no decorrer do tempo e a aceleração é nula. O corpo se desloca com distância iguais em intervalo de tempos iguais
Conforme MACHADO, CARNEIRO (2012), de uma maneira geral dizemos que um corpo descreve um movimento retilíneo uniforme quando se move ao longo de uma reta (daí o termo retilíneo), mantendo, no decorrer do tempo, a velocidade constante (daí o termo retilíneo).
A função horária do movimento retilíneo uniforme é dada por: X(t)=Vo +V.t (função horária do MRU)
MUV
Segundo RAMALHO,NICOLAU, TOLEDO (2007), movimentos que possuem aceleração escalar instantânea constante (e não nula) são chamados de movimentos uniformemente variados.
Assim, no movimento uniformemente variado, a variação da velocidade é diretamente proporcional ao intervalo de tempo correspondente, portanto essa proporcionalidade significa que a velocidade escalar apresenta variações iguais em intervalos de tempo iguais.
Todo MUV possui aceleração escalar constante com o tempo e velocidade escalar variável de acordo com a função:
V(t)=Vo + α.t (função horária da velocidade do MUV).
Para que sua descrição seja completa, devemos também conhecer sua função horaria dos espaços, isto é, como os espaços x variam no decurso do tempo.
X(t)=Xo + Vo.t + ½.α.t² (função horária do espaço do MUV)
Parte experimental Material necessário:
Trilho de ar
Gerador de fluxo de ar
Sensores fotoelétricos EQ012
Bobina de disparo e retenção
Carrinho com um suporte e placa de metal para acionar o sensor
Cronômetro digital EQ228
Régua milimetrada
Figura 1-Trilho de ar