Trabalhos
É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional no intuito de alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade promovendo a cidadania organizacional.
PENSAMENTO SISTÊMICO E MUDANÇAS
Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge (1947), é a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico. Pensamento sistêmico é a capacidade que uma pessoa líder, pai e mãe de família, governante, empreendedor, professor etc., adquire para avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações a fim de criar uma solução única que possa contemplar as expectativas de todas as partes envolvidas. Isso diz respeito aos aspectos pessoais, profissionais e econômicos do ser humano.
Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem e consequentemente, exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma. Exemplo: é possível observar no funcionamento da família como um comportamento afeta, e é afetado pelo outro, então se pode falar em coparticipação e corresponsabilidade, ou seja, o sintoma que o indivíduo apresenta é resultante do material patogênico da família, se esta não funciona de forma saudável. A mudança deve ser vista sempre como uma mola propulsora da criatividade e da inovação. As grandes mudanças ocorreram em épocas de crise, como nas guerras e batalhas, depois destas