Trabalhos
ANTIGAMENTE A CONTABILIDADE TINHA POR OBJETIVO INFORMAR AO DONO DA EMPRESA QUAL FOI O LUCRO OBTIDO EM UM DETERMINADO PERIODO.
ATUALMENTE NO CAPITALISMO MODERNO ISTO NÃO É MAIS SUFICIENTE.
HOJE COM AMPLIAÇÃO DO LEQUE DOS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE DECORRE DA NECESSIDADE DE UMA EMPRESA EVIDENCIAR SUAS REALIZAÇÕES PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO.
* GOVERNO QUER SABER AGREGAÇÃO DA RIQUEZA À ECONOMIA E PRINCIPALMENTE PAGAMENTOS DE IMPOSTOS.
* SINDICATOS PRECISAM SABER A CAPACIDADE DE PAGTO DE SALÁRIOS. * O NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO, A POSSIBILIDADE DE PAGTO DE DÍVIDAS.
* GERENTES DE EMPRESA PRECISAM DE INFORMAÇÕES CONTABÉIS PARA AJUDAR NO PROCESSO DE DECISÃO.
ENFIM, DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES PODEMOS AFIRMAR QUE O GRANDE OBJETIVO DA CONTABILIDADE É : PLANEJAR E COLOCAR EM PRÁTICA UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA UMA ORGANIZAÇÃO, COM O SEUS FINS LUCRATIVOS E FISCOS.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA CONTABILDIADE
PARA EFEITOS DIDÁTICOS, A CONTABILIDADE É DIVIDIDA EM ÁREAS OU RAMOS.
ESTA DIVISÃO TEM POR OBJETIVOS APRIMORAMENTOS DAS TÉCNICAS APLICADAS A DETERMINADA ATIVIDADES E O ESTUDO DE ASPECTOS ESPECIFICOS DA CONTABILDIDE.
AS ÁREAS DE A CONTABILIDADE PODER SER ESTUDADAS DE FORMA INDVIVIDUAL. NO ENTANTO, ELAS NÃO SÃO MATÉRIAS INDEPENDENTES, POIS TRATAM DO MESMO ASSUNTO: O PATRIMONIO.
ASSIM A CONTABILDIADE PODE SER DIVIDIDA EM:
Contabilidade Fiscal:
É a que reúne todo o patrimônio de uma empresa e acompanha suas variações, designando a geração de obrigações tributárias e fiscais. Estão sob a contabilidade fiscal, o cumprimento das normas e regras da legislação: * Legislação Federal e Normas tributárias da União. * Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal. * Legislação Contábil. * ISS. * Lei de falência. * Normas legais.
• Contabilidade Gerencial: A contabilidade gerencial, num sentido mais profundo esta voltada exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir