trabalhos
O livro o que é participação relata sobre as diversas formas de participar e para que participar. Também transmite ao leitor ferramentas essenciais para uma boa participação e aperfeiçoamento contínuo, sendo, individual e coletivo. Descobre talentos e aperfeiçoa-os. Mostra o interesse das pessoas que tem aumentado cada vez mais , seja por necessidade , por não querer se responsabilizar , e as vezes por falta de conhecimento. Há também aquelas pessoas que querem participar e não sabe como. O autor afirma que democracia é um estado de participação. Que as pessoas não se contentam em escolher um representante para falar por eles, pelo contrário, desejam participar.
Há vários tipos de participação: as pessoas participam em sua família, em sua comunidade , em seu trabalho, na luta política. A participação facilita o crescimento da consciência crítica da população, por meio da participação conseguem-se resolver problemas que às vezes ao indivíduo parece impossível se contar com seus próprios mecanismos, ou seja, suas próprias forças, mas com a participação coletiva e integrada, resolvem-se conflitos de uma maneira pacífica e satisfatória para as partes interessadas.
A participação é tão imprescindível, como a comida, o sono, e a saúde. É o caminho natural que homem tem de exprimir pensamentos, sensações, medos e dominar a si mesmo, natureza e o mundo. E possui duas formas complementares; base efetiva, ou seja, participamos por que coisas com outros é mais eficaz.
Temos também aquelas pessoas que se encontram marginalizadas, as margens de um processo sem nele intervir, ficar de fora. O autor afirma ” não há marginalidade e sem marginalização, as vezes não são as pessoas que não querem participar, é a própria sociedade quem marginaliza o indivíduo não conseguindo usufruir de empregos, escolas.”
Então com a participação vem surgindo através de associações como, por exemplo: amigos de bairro, movimentos ecológicos, associações de moradores,