trabalhos
Há que se destacar que Macroeconomia é a área da atividade econômica que se incumbe de gerenciar a conformação da atividade econômica de uma economia nacional, como um todo. É preciso que se tenha, inicialmente, a preocupação de destacar que, como já afirmado, no âmbito da macroeconomia, quem possui a responsabilidade de organizar e estruturar a atuação econômica da economia nacional é o Estado, que efetiva esta atuação por meio de 04 (quatro) políticas ditas fundamentais: a Política Econômica, a Política Monetária, a Política Fiscal e a Política Tributária.
- Política Econômica
É o elemento referencial de organização da economia nacional, ou seja, é o modelo de configuração da economia nacional. E, para que a Política Econômica se efetive dentro do que dela se espera, é importante que se observe os pressupostos da Equação do Equilíbrio Econômico, que preconiza que:
EE = Equilíbrio Econômico;
Y = Renda;
Ef = Emolumentos Financeiros;
C = Demanda de Consumo; i = Taxa de Juros;
I = Investimentos;
(G-T) = Contas de Governo, que envolvem Gastos de Governo (G) e Rendas ou Recebimentos de Governo = Tributação (T);
(X-M) = Setor Externo da Economia, que envolvem Exportações (X) e Importações (M).
Finalmente, é preciso que se efetive, também, que a Política Econômica pode ser:
a) Expansiva: que é a que se conforma quando o crescimento da economia se conforma em parâmetros superiores a 5% ao ano;
b) De Manutenção: que é a que se conforma quando o crescimento da economia se conforma entre 0 e 5% ao ano;
c) Restritiva: que é a que se conforma quando não se conforma crescimento econômico algum e, pior, ainda, quando se cria uma situação de encolhimento da economia.
- Política Monetária
Que é a forma de atuação do governo, por meio da qual se utiliza a moeda nacional como instrumento de desenvolvimento econômico e social. E, é preciso que se entenda que a inflação possui 03 (três) estágios de configuração, devendo ser