Trabalhos
Aristóteles, que viveu na Grécia Antiga (aproximadamente, 300 a.C.), foi um dos pensadores mais importantes da História. Elaborou uma Física e uma Cosmologia que se apoiavam em idéias fortemente enraizadas no senso comum, uma delas é a seguinte:
" - A Terra é imóvel e está localizada no centro do universo."
Nesse mundo celeste, considerado perfeito, os movimentos naturais eram os mais harmônicos possível, isto é, circulares. Nele cabia a aplicação da Matemática, considerada ciência das formas perfeitas. Era como se a física fosse perfeita no céu e imperfeita na Terra.
Esse modelo logo foi adotado pela Igreja medieval, devido à idéia de perfeição.
Física de Galileu
Galileu Galilei (1564-1642), aderiu ao modelo heliocêntrico que havia sido criado pelo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Nesse modelo cosmológico, a principal idéia é: " - O Sol se encontra no centro do Sistema Solar, com a Terra (e os planetas conhecidos) girando em volta dele, em órbitas não perfeitamente circulares, mas elípticas." O caráter científico dos posicionamentos de Galileu lhe trouxe sérios problemas. A poderosa Igreja Católica da época, que estava absolutamente contrariada com suas idéias, o perseguiu e o condenou. Em face de tudo isso, ele abjurou suas convicções diante da Igreja e negou que tivesse acreditado no modelo heliocêntrico. De todo modo, a essa altura era impossível impedir que as idéias de Galileu fossem disseminadas. A escolha do italiano na redação de seus trabalhos contribuiu muito para a popularização de suas idéias. Galileu criou as bases do método científico moderno ao unir teoria e prática experimental, revolucionando a Ciência.
2- Galileu descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia. Ptolomeu foi o último dos grandes cientistas gregos, responsável por sintetizar a obra de seus predecessores, estudando não só astronomia, mas também matemática, física e geografia.
3- A ascenção burguesa e a sua ética liberal